google-site-verification=BpFi6hn_YjSDyCtM1KIvP642Ess7SFo1WVczJZAXvmo

Blog

A Sardinha Portuguesa

A Sardinha Portuguesa

A sardinha é um peixe muito apreciado em Portugal, país onde a pesca é uma tradição.

A história da sardinha em Portugal cruza os séculos: mesmo antes da ocupação romana na região (218 a.C.).

Este pequeno peixe muito comum nas costas atlânticas da França e do Marrocos, tem sido um símbolo nacional tradicional de Portugal há séculos. Ela está tão bem inserida na cultura portuguesa que existe diversos registros deste prato na literatura portuguesa, também enraizadas em canções e inclusive como nome de algumas famílias.

Assar sardinhas tornou-se uma tradição da cultura Portuguesa e assá-las nas calçadas é uma marca de Portugal. Temperadas com sal grosso, os peixes são colocados diretamente na brasa. Entre os séculos XIX e XX, a sardinha foi um prato básico para inúmeras famílias rurais do país.

As sardinhas além de serem um grande coadjuvante na luta por um melhor controle do colesterol também ajudam no controle da hipertensão e na prevenção de riscos de acidentes cardiovasculares.

Antanho considerada comida de pobres, a sardinha - como o atum ou a cavala - era um alimento básico num país com 950 quilômetros de costa, especialmente em cidades como Lisboa, onde era, e ainda é, tradição comê-las assadas durante as festas do seu padrão, Santo Antonio.

Grandes, pequenas, de cerâmica, de metal, de casca, de tela, sós ou em lata... As sardinhas se transformaram nos últimos anos num símbolo de Portugal e que esta na moda.